A diferença entre a Válvula Solenoide e a Válvula Borboleta

Existe uma grande variedade de modelos e tamanhos de válvulas que são parte integral de um sistema de controle de fluidos. Elas são usadas para controlar e regular o fluxo de líquidos e gases de maneira segura e econômica.

A válvula esfera e a válvula borboleta possuem grande aplicação na indústria de processo, sendo utilizadas para bloquear ou permitir a passagem desses fluídos pelo sistema, através da abertura e fechamento das mesmas. 

Tanto esfera como borboleta são acionadas com um giro de 90 graus e muito populares devido ao seu preço atrativo e longa vida útil.

No entanto, existem diferenças entre elas que devem ser consideradas na hora da escolha para a melhor válvula para o seu sistema. 

A diferença entre a Válvula Solenoide e a Válvula Borboleta

A válvula esfera leva esse nome devido à esfera rotativa que existe em seu interior, que faz o fechamento e a abertura do fluxo. 

Esse tipo de válvula tem um tempo de resposta mais rápido e uma excelente vedação quando está fechada. 

Quando aberta, a válvula esfera não oferece resistência ao fluído, permitindo sua passagem plena pelo sistema, sem causar queda na pressão. Ela ainda é relativamente mais fácil de abrir em condições de altas pressões. 

Já na válvula borboleta, a abertura e fechamento da passagem de fluido é controlada por um disco.

Esse disco, quando fechado, bloqueia totalmente o fluído. Quando aberto, o disco fica perpendicular à passagem, oferecendo certa resistência ao fluído e, por consequência, provoca a queda na pressão. Em condições de alta pressão, pode ser mais difícil de abri-la.

A válvula borboleta é muito comum para grandes quantidades de fluído, como sistema de distribuição de água, de esgoto ou de passagem de água de rios.

É mais econômica e geralmente mais leve que outros tipos de válvula. Além disso, ela é menor que uma válvula esfera equivalente. 

Tanto a válvula esfera como a válvula borboleta podem ser construídas com diferentes materiais para suportar características de temperatura, fluidos e outras características do sistema em que serão aplicadas.

Essas são apenas duas das válvulas conhecidas como válvulas de processo e que você encontra aqui na Arfusion Brasil. 

Somos especialistas em automação e cilindros pneumáticos, com mais de 5 mil componentes em estoque à pronta entrega para todo Brasil. Atendimento personalizado e entrega em até 48 horas. 

Arfusion, soluções inteligentes em automação pneumática industrial.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber atualizações e tudo mais!

Últimos artigos

Artigos Relacionados