A importância do sistema pneumático no tratamento do ar comprimido.

ar comprimido

Uma das partes mais importantes de um sistema pneumático é a preparação do ar. Isso porque a pneumática consiste na utilização do ar comprimido para a execução de atividades da automação industrial.

Com isso, devemos garantir a qualidade do ar comprimido, de modo a passar pelo processo de filtragem, regulagem de pressão e lubrificação, para que, assim, possa se aproveitar o ar da melhor forma possível.

O ar comprimido é utilizado para diversas funcionalidades, tanto nos setores industriais e hospitalares, quanto para usos domésticos. Assim, podemos encontrar a aplicação do ar comprimido em diversas atividades na indústria, em sistemas automotivos, em aparelhos hospitalares, etc.

A compressão do ar acontece a partir do armazenamento do ar, por procedimentos mecânicos e possui aplicabilidade diversa. Porém, para que o ar comprimido seja utilizado de forma eficiente, é necessário que ele receba o tratamento adequado para sua utilização.

ar comprimido

Importância do Tratamento do Ar Comprimido

O sistema de ar comprimido é uma forma de gerar energia e deve ter seu funcionamento preservado para que seu desempenho seja satisfatório durante as aplicabilidades dos equipamentos.

O tratamento do ar comprimido permite que os setores farmacêuticos, industriais e alimentícios tenham suas demandas atendidas, com a utilização de ar comprimido em alta qualidade, sem sujidade ou umidade no decorrer dos processos de compressão.

Para realizar o tratamento do ar comprimido, são utilizados dois tipos de filtros que limpam e eliminam partículas indesejáveis aos compressores. O primeiro corresponde aos filtros coalescentes que são responsáveis por eliminar partículas sólidas e de aerossóis, impedindo que transitem nos tubos a partir do processo de coalescência.

O segundo se refere aos filtros absorvedores que realizam um tratamento mais rigoroso e que não podem ser expostos à umidade excessiva. Assim, antes de sua utilização, deve ser realizado o uso dos filtros coalescentes.

O propósito do tratamento é a produção de um ar comprimido de melhor qualidade, para que, ao entrar em contato com outros produtos, não seja nocivo ou cause danos a peças e equipamentos durante a sua funcionalidade.

Utilizar o tratamento do ar comprimido é uma forma de garantir a qualidade do ar para que não aconteçam falhas nos processos de produção, comprometendo esses sistemas e gerando custos elevados. Utilizar os recursos adequados para uma maior qualidade do ar é essencial para o rendimento dos processos de produtividade.

Na maioria dos acionamentos e comandos pneumáticos, a produção do ar comprimido é obtida através de uma única central de produção e distribuição de ar comprimido. O compressor central fornece o ar comprimido para os lugares necessários através de uma rede de tubulações.

As instalações móveis de produção do ar comprimido só devem ser usadas em máquinas que mudem frequentemente de local de funcionamento. Do reservatório, o ar comprimido flui através dos tubos até alcançar os elementos pneumáticos.

ar comprimido

Circuito do ar de um sistema pneumático:

  • Filtro de entrada de ar
  • Válvula de entrada de ar
  • Elemento de compressão
  • Válvula antirretorno
  • Vaso separador de óleo
  • Válvula de pressão mínima
  • Arrefecedor
  • Separador de água com dreno (opcional)

Circuito do óleo: 

  • Reservatório de óleo
  • Arrefecedor de óleo
  • Válvula termostática de by pass
  • Filtro de óleo
  • Válvula de fecho do óleo
ar comprimido

Compre os acessórios necessários para fazer o tratamento com a Arfusion

Como você pode perceber, para fazer o tratamento do ar, é preciso utilizar equipamentos específicos, como o separador e a tubulação PPR. Então, se você deseja tratar o seu ar e não sabe onde comprar os acessórios clique aqui e acesse no site.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber atualizações e tudo mais!

Últimos artigos

Artigos Relacionados