Bomba de vácuo: como é utilizada na indústria e mais.

<strong>Bomba de vácuo: como é utilizada na indústria e mais.</strong>

Uma bomba de vácuo é um dispositivo que remove moléculas de gás ou partículas de ar de um volume fechado, para obter uma diferença de pressão, criando um vácuo parcial.

As bombas de vácuo são projetadas usando diversas tecnologias, dependendo dos pré-requisitos de pressão e aplicação. Ao configurar um sistema de bomba de vácuo, o dimensionamento para os parâmetros corretos é essencial para a eficiência ideal.

As bombas de vácuo podem ser utilizadas em diversas áreas, incluindo as manufaturas alimentícia, farmacêutica e química.

Em suma, as bombas de vácuo são dispositivos pneumáticos que permitem que as moléculas de ar e gás sejam removidas de uma área selada para criar uma área livre de ar e/ou gás.

A tecnologia do vácuo é usada em ampla gama de processos de fabricação industrial, incluindo mineração, fabricação de papel e celulose, açúcar e álcool, alimentos, produtos químicos, plásticos, vidro, alumínio e muito mais. As bombas de vácuo industriais são postas para criar, melhorar e manter o vácuo nesses processos.

bomba a vácuo

Como funciona este sistema?

O princípio de funcionamento básico de uma bomba de vácuo industrial permanece o mesmo, independentemente do tipo de tecnologia.

A bomba de vácuo remove as moléculas de ar e outros gases para fora da câmara de vácuo, ou do lado de saída no caso de uma bomba de alto vácuo em série.

Conforme a pressão na câmara ameniza, torna-se cada vez mais difícil remover partículas adicionais. Portanto, um sistema de vácuo industrial deve ser capaz de trabalhar em uma faixa de pressão excepcionalmente ampla, normalmente de 1 a 10-6 mbar abs.

Diferentes tipos de bombas são usados ​​em sistemas de vácuo padrão, cada um contendo uma parte de uma faixa de pressão e, às vezes, operando em série.

Quais são as vantagens da destilação a vácuo sobre a destilação atmosférica?

O ponto de ebulição da substância a ser separada é menor no estado de vácuo. Consequentemente, a destilação a vácuo é um processo adequado quando a substância a ser separada possui alto ponto de ebulição ou explosão. Assim, a utilização do vácuo nos processos de destilação oferece várias vantagens:

  • Economia de energia, reduzindo a necessidade de calor;
  • Maior eficiência devido a efeitos colaterais reduzidos;
  • Maior disponibilidade devido à contaminação diminuída do dispositivo;
  • Maior segurança por conta do risco reduzido de explosão;
  • Capacidade para separar substâncias decompostas em temperaturas mais altas.
Whatsapp