Cilindro pneumático: Como determinar seu consumo ?

Cilindro pneumático: Como determinar seu consumo ?

Parece ser complexo, mas não é !

Este artigo tem por objetivo auxiliar você a dimensionar o consumo de cilindros pneumáticos, utilizando cálculos que se feitos corretamente, possibilitaram o melhor aproveitamento da rede de ar, aumentando a produtividade com novas máquinas e reduzindo o impacto em seu custo.

Na tabela que será apresentada ao decorrer deste artigo, trará uma base de cálculos realizadas para saber o consumo de ar comprimido nos cilindros.

Para identificar, procure na coluna 1 a esquerda o diâmetro do cilindro em milímetros, na horizontal localize a informação de pressão de serviço ou trabalho em BAR (unidade de pressão). O valor obtido será em litros por centímetro de curso, que quando multiplicado pelo curso do cilindro em centímetros chegará ao resultado do consumo do cilindro para um movimento de avanço.

Regra

Para os cilindros de ação simples, o valor encontrado é multiplicado por 1, já para os cilindros de dupla ação o valor encontrado é multiplicado por 2. Para determinar o consumo em uma unidade de tempo, multiplique o valor obtido na tabela por esta unidade de tempo, citado acima. Normalmente, para se chegar ao resultado, multiplique o número de ciclos por minuto pelo valor encontrado na tabela (litros por minuto: l/min).

 

 

Você pode encontrar uma linha completa de cilindros clicando aqui.

 

Contamos com uma extensa gama de cilindros pneumáticos que se adequaram a sua necessidade, entre em contato conosco e faça um orçamento !

+55 (19) 97412-1249 vendas@arfusion.com.br

Atendemos diversas cidades com a nossa linha de Cilindros Pneumáticos, conheça algumas delas:

CampinasPiracicabaLimeiraPaulíniaSumaréNova OdessaCosmópolisRio ClaroValinhos 

Whatsapp