O que é um regulador de pressão e como funciona

Os reguladores de pressão de ar são utilizados em sistemas pneumáticos, permitindo ter a máxima qualidade do ar, graças ao controlo total da pressão, permitindo que todo o sistema receba a quantidade de ar necessária ao seu pleno funcionamento, e evitando que ocorram avarias no funcionamento do as máquinas.

O que é um regulador de pressão e como funciona

Razões para usar um regulador de pressão de ar na indústria

O regulador de pressão de ar desempenha um papel de grande importância para os sistemas pneumáticos, pois a pressão de ar em que o trabalho será realizado deve ser exata, pois em casos onde a pressão for insuficiente, o equipamento não conseguirá realizar seu trabalho. , e nos casos em que a pressão do ar for superior à pressão suportada pelo sistema, podem ocorrer acidentes graves.

Outra característica importante do regulador de pressão de ar é sua construção robusta, permitindo ganhos não só na vida útil do regulador, mas de todo o sistema, permitindo a medição precisa da pressão, resultando em uma regulagem mais compatível com as necessidades do sistema, reduzindo a necessidade de manutenção em toda a linha de produção que utiliza sistemas pneumáticos.

A utilização de um regulador de pressão de ar representa maior eficiência no consumo de energia, o que pode acarretar em grande economia a curto prazo, pois no caso de instalações industriais o consumo de energia em geral é alto, o que exige utilizá-lo com total eficiência para que os gastos não interferem na lucratividade da linha de produção.

Como especificar um regulador de pressão pneumático?

Para especificar um regulador de pressão, precisamos saber o fluxo de ar necessário para passar por ele, bem como a configuração de pressão necessária. Os reguladores de pressão mais comuns permitem ajustar a pressão do ar comprimido entre 0 e 10 bar de pressão.

Em seguida, precisamos especificar a rosca de montagem para as conexões, que geralmente são 1/8, 1/4, 3/8, 1/2 ou 1 polegada.

O mais comum é comprar o regulador com o manômetro para ver a pressão com o regulador, mas também pode ser o regulador sem o manômetro.

Por fim, é importante considerar como você deseja montar o regulador, seja em um suporte ou painel.

Que tipos de reguladores de pressão existem?

Basicamente, podem ser considerados dois tipos, com e sem sangria.

– com sangria: a sobrepressão é libertada para a atmosfera. Este é o tipo de regulador de pressão comumente usado com ar comprimido.

– sem sangria: a sobrepressão é consumida. É o tipo de regulador de pressão utilizado no controle de pressão de gases nobres e líquidos. Reguladores de pressão para oxigênio, nitrogênio, água e outros.

Regulador de pressão: o que é e para que serve?

O regulador de pressão é um componente desenvolvido para regular a pressão de um determinado fluido e neste conteúdo que preparamos você vai entender o que é e qual a sua função.

O regulador de pressão é um componente do kit de preparação que pode ser composto por: Filtro de Ar, Regulador de Pressão e Lubrificador ou por Filtro, Regulador de Pressão e Lubrificador para atender os requisitos de tratamento de ar comprimido nos pontos de aplicação.

O regulador de pressão tem a função de manter a pressão regulada para todo o circuito pneumático e/ou rede de ar comprimido com valor de pressão menor que o valor liberado pelo compressor, mantendo esta pressão estável e garantindo desempenho adequado, auxiliando no consumo de ar comprimido e garantindo que a força de trabalho seja constante e uniforme.

Como funciona o regulador de pressão?

Ao pressurizar a conexão de alimentação do regulador de pressão “P”, a vazão de ar comprimido é mantida, pois a haste do disco fecha a passagem de ar comprimido para a saída “A”.

Ao girarmos o manípulo “1”, a porca de ajuste “3” exerce uma compressão na mola de ajuste “4” que move o diafragma “5” que, devido ao contato com a articulação do disco “7”, o disco se move longe do assento dando passagem de ar comprimido para a saída “A”.

O valor da pressão que será indicado no manômetro refere-se ao valor da pressão selado, ou seja, quando determinado volume é definido e constante.

No circuito pneumático esquemático, poderemos entender corretamente o funcionamento do regulador de pressão.

Como instalar o regulador de pressão?

Os reguladores de pressão podem ser instalados com os filtros de ar e lubrificador ou individualmente. Não tem nenhuma restrição na posição de montagem.

Sempre tome cuidado para não inverter o fluxo, respeite as setas de fluxo ou a identificação 1 ou P para a conexão de entrada, alimentação de ar comprimido.

Se a ligação estiver invertida, não se preocupe, pois o regulador de pressão não está danificado e a detecção do erro é rapidamente percebida pelo fluxo de ar que começa a ser percebido saindo pela lateral ou sob o manípulo de regulagem.

Existem restrições?

O regulador de pressão é um componente robusto. Não possui restrições quanto ao meio ambiente, respeitando a faixa máxima de temperatura operacional. Pode ser instalado em aplicações internas e externas.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber atualizações e tudo mais!

Últimos artigos

Artigos Relacionados