O que são vibradores pneumáticos e onde podem ser aplicados.

vibrador pneumático

Vibradores pneumáticos causam muitas dúvidas. O ar comprimido, ao longo dos anos, tornou-se uma poderosa fonte de energia para a realização de muitas atividades industriais. Além de não causar impactos ambientais, é uma forma muito mais econômica de operar máquinas e equipamentos. Nesse sentido, para vibrar diversos produtos, a engenharia mecânica desenvolveu o vibrador pneumático, instrumento que utiliza o ar para promover a vibração ou movimentação dos produtos.

Em geral, o vibrador pneumático possui estrutura de alumínio e, justamente por isso, não enferruja, garantindo maior vida útil e menor custo de manutenção. É também por isso que é um equipamento leve e de fácil instalação.

O vibrador pneumático é o equipamento vibratório mais indicado para a realização de serviços com materiais em pó. Por serem muito finos, produtos como farinha, areia e pó de cimento não podem ter nenhum tipo de contato com a umidade. Caso contrário, alguns deles perdem suas características e propriedades e não podem ser comercializados.

vibrador pneumático

Onde pode ser aplicado:

Os vibradores de esferas pneumáticos são eficientes e desenvolvem altas velocidades com vibrações de alta frequência (34000 vpm). Isso os torna adequados para o manuseio de certos tipos de materiais, como: areia, pellets de plástico, resinas, polímeros, açúcar, especiarias, farinha, produtos químicos, farmacêuticos, etc.

Os vibradores são amplamente utilizados no processamento de alimentos, produtos farmacêuticos e outras aplicações em que é necessário um ambiente limpo, sem a produção de névoa oleosa, pois não requerem lubrificação.

É fácil ajustar um vibrador ao material descarregado. Quando a frequência de vibração corresponde à frequência natural do material, o aumento do fluxo pode ser alcançado com força mínima. Isso pode ser alcançado simplesmente aumentando gradualmente a velocidade (aumentando o suprimento de ar) até obter um fluxo contínuo e uniforme de material. Desta forma podemos obter o máximo resultado com o mínimo de consumo de ar e desgaste do vibrador. Uma vez que o material esteja se movendo livremente, o vibrador pode ser desligado até que seja necessário ligá-lo novamente.

Vibrador Pneumático de esfera modelo 10

Os vibradores pneumáticos de esfera, combinam alta frequência com grande força centrifuga, com significativa amplitude. Os vibradores pneumáticos são operados livres de óleos, com ar comprimido filtrado. Eles não requerem qualquer manutenção, e são usados com sucesso como auxiliadores de fluxo de silos, como acionadores para calhas ou roscas e em mesas vibratórias. Os vibradores pneumáticos contém uma esfera de aço que gira sobre um anel endurecido e aterrado desenvolvem altas frequências de vibração e força centrifuga, a vibração apresenta uma grande amplitude mesmo com baixa pressão de operação.

vibrador pneumático

Compartilhe

Facebook
LinkedIn

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber atualizações e tudo mais!

Últimos artigos

Artigos Relacionados